Latest Movie :
Home » » Qual é o BIOS & O que ele faz?

Qual é o BIOS & O que ele faz?

{[['']]}
Qual é o BIOS & O que ele faz?

Qual é o BIOS & O que ele faz?

Se você é um usuário de computador casual, você pode ter ouvido falar sobre a BIOS, ou falhas ou Dual BIOS - motherboards BIOS, mas você pode não entender muito bem o que todos esses termos são.
O que é um BIOS exceto uma sigla estranha sonoridade? O que ele faz e por que é importante? Se você lê este artigo, você vai aprender as respostas para estas perguntas e muito mais.

Qual é o BIOS?


BIOS é um software de baixo nível, o primeiro software para executar quando você ligar o sistema. Para uma melhor compreensão do que significa baixo nível de software, você deve saber que os programas instalados em seu sistema, que você usa diariamente, como o seu navegador, media player, suíte de escritório são software de alto nível, porque elas interagem com o sistema operacional. O sistema operacional é um software de nível médio porque interage com componentes de hardware por meio de drivers e do BIOS. O BIOS é um software de baixo nível porque ele controla diretamente a maneira como os componentes de hardware funcionar.

O BIOS fornece uma série de serviços que permitem aos usuários e software de nível superior para configurar as definições para componentes de hardware de um computador e de obter informações diretas desses componentes. Por exemplo, tanto o usuário eo software instalado em um computador pode aprender a velocidade de rotação dos coolers que são encontrados na caixa do computador ou a temperatura de vários componentes, incluindo mas não limitados ao processador ou a placa de vídeo.

O termo BIOS é um acrônimo para o Basic Input / Output System. Você deve pensar nisso como o software que intermedeia as transferências de dados entre os componentes de hardware de um sistema e que o usuário ou o software instalado nesse sistema.

Como funciona o BIOS e como interagir com ele?


Qual é o BIOS & O que ele faz? - BIOS geralmente são muito pequenos programas, com um tamanho de até 16 MB. BIOS modernos têm uma interface de usuário, normalmente chamado Setup Utility, onde o usuário pode configurar várias configurações de hardware.

Em laptops ou tablets muitas vezes você vai encontrar versões de BIOS simplificadas, no qual o usuário só pode definir o tempo e um par de outras coisas como a ordem de arranque.

Qual é o BIOS & O que ele faz?
Por mais mãe avançadas, como os encontrados em computadores desktop, o BIOS oferece muitas opções, incluindo maneiras de configurar o clock do processador ou a sua tensão, a memória partilhada entre a CPU ea GPU, a latência RAM e assim por diante.

Qual é o BIOS & O que ele faz? - Configurando um BIOS avançado pode ser perigoso se o usuário não sabe o que cada configuração faz e define os valores errados, porque os componentes do sistema têm limitações na forma como eles podem ser definidos. Por exemplo, pedir o processador para trabalhar em uma freqüência muito alta pode torná-lo superaquecer, jogando o computador em um loop de reinicialização infinita. Para se certificar de que você está seguro, configure as configurações da BIOS somente após consultar o manual do seu sistema e certifique-se que você sabe as capacidades dos componentes de hardware que você está definindo.

Qual é o BIOS & O que ele faz?
Outro trabalho a BIOS tem de lidar com é armazenar essas definições de configuração quando o sistema está desligado. Para fazer isso, tem uma pequena quantidade de memória CMOS volátil, que é alimentado por uma bateria como aquele na figura abaixo. O termo CMOS significa Complementary Metal Oxide-Semiconductor-, representando o processo tecnológico utilizado para fazer este chip de memória.

Quando se refere a computadores, CMOS é o chip de memória que armazena as configurações de hardware do computador. Para saber mais sobre este assunto, consulte este artigo na Wikipedia.

Qual é o BIOS & O que ele faz?
Se a bateria do chip de memória CMOS está morto e não pode mais fornecer energia, a BIOS irá usar as configurações padrão internas e não as configurações personalizadas que você definiu.

Computadores e dispositivos não pode ser iniciado sem a BIOS

A tarefa mais importante a BIOS deve lidar com está fazendo a transição a partir de, um gesto hardware mecânico, como tocar o botão de energia para um nível mais abstrato, como mostrar o seu logotipo do sistema operacional na tela. Isto significa que, quando você power-up seu sistema, o BIOS é o primeiro programa a ser executado. Sua função é iniciar os coolers, verificar os níveis de energia, executar alguns testes rápidos que avaliam a saúde do hardware do sistema e, em seguida, carregue os drivers e iniciar o processo de inicialização do sistema operacional. Se houver alguma falha durante este processo, o BIOS exibe uma mensagem informando sobre o que está errado. Na imagem abaixo você pode ver e exemplo de um possível erro.

Qual é o BIOS & O que ele faz?
Antes da BIOS foi inventado em 1975 por um cientista da computação chamado Gary Kildall Arlen, o sistema operacional foi o primeiro software a ser executado quando um computador iniciado. Isso significava que o computador só poderia executar o sistema operacional embutido. Além disso, uma falha do sistema operacional emparedada o computador, porque nenhum outro software pode repará-lo, uma vez que não era capaz de correr antes do sistema operacional.

Podemos entender que o uso de uma BIOS fornece uma vantagem de flexibilidade, permitindo aos utilizadores instalar o sistema operacional que eles querem ou para reparar o sistema operacional atual se ocorrer um erro.

Qual é o Dual-BIOS?


O BIOS está localizado na placa-mãe e é um pequeno chip de memória só de leitura. O software em chip de memória que é criado pelo fabricante da placa-mãe e você pode ver o que olha como na imagem abaixo.

Qual é o BIOS & O que ele faz?
Qual é o BIOS & O que ele faz? - Se isto falhar chip de memória, o BIOS pode não ser mais carregada, e a placa não podem ser utilizados. É por isso que os fabricantes de placas-mãe usam um sistema Dual-BIOS na sua placa-mãe moderna. Dual-BIOS significa que existem dois chips para armazenar o BIOS: um para o BIOS principal e outro para uma cópia de segurança. Se o chip da BIOS principal falhar, você será solicitado a reiniciar o computador eo chip BIOS de backup é usado para carregar o BIOS com as configurações padrão.

O que é UEFI & O que isso tem a ver com o BIOS?


UEFI significa Unified Extensible Firmware Interface e você pode olhar para ele como uma BIOS moderna e mais potente. Ele tem o mesmo papel que o BIOS tradicional, mas inclui mais recursos, como criptografia ou o diagnóstico remoto e reparação de computadores, mesmo quando não há nenhum sistema operacional instalado. Este tipo de BIOS foi inventado pela Intel e que foi lançado pela primeira vez em 2005.

UEFI tornou-se popular após o sistema operacional Windows 8 foi lançado, porque ele foi o primeiro sistema operacional da Microsoft para fornecer suporte nativo para ele.

Assim como BIOS tradicional, o UEFI é personalizado pelo fabricante da placa-mãe que você está usando. Em tablets e laptops, o UEFI BIOS mostrará algumas opções de personalização. Na foto abaixo você pode ver como ele se parece em uma superfície Pro 2 da Microsoft.

Qual é o BIOS & O que ele faz?
Em computadores desktop, o UEFI BIOS irá mostrar muitas opções de personalização, mais do que aqueles que você pode encontrar na BIOS tradicionais.

Se você gostaria de aprender como acessar o UEFI BIOS no Windows 8.1 dispositivos, recomendamos que você leia este artigo: Como inicializar com o UEFI BIOS em qualquer Windows 8.1 Tablet ou de dispositivos.

Conclusão:

Como você pode ver a partir deste artigo, o BIOS é um componente chave de qualquer computador ou dispositivo e saber como usá-lo pode fornecer mais flexibilidade e alguns benefícios de desempenho. Os usuários mais experientes e profissionais de TI podem usar a BIOS para espremer o máximo desempenho possível de seus computadores e dispositivos. Se você não é muito de um perito que está bem. As configurações da BIOS padrão geralmente atender às necessidades de um usuário casual e seu sistema irá funcionar bem, mesmo que você não mexer com as suas configurações.

Espero que o que você encontrou neste guia seja útil. Se você tiver alguma dúvida ou alguma coisa que você gostaria de adicionar, não hesite em usar o formulário de comentários abaixo.
Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. G.T - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger